Atuando como prestador de serviço e limpeza há mais de 8 anos, com larga experiência e qualificação profissional, realizando ao longo desses anos um trabalho com o máximo de dedicação em diversos estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte com o intuito de sempre atingir a máxima satisfação de nossos clientes.
Quais os motivos que fazem com que seja necessária a limpeza de coifas?
A higienização de coifas, dutos e exaustores é fundamental para manter a saúde e a segurança das cozinhas industriais. Após a realização da limpeza, se tem muito mais equilíbrio na temperatura e na qualidade do ar ambiente. Com isso, os principais motivos que fazem com que seja essencial e necessária a manutenção desse sistema são os seguintes:
Risco de incêndio
A falta de limpeza da coifa e de todo o sistema de exaustão acarreta em acúmulo de gordura e de gases em seu interior, os quais podem resultar explosões e incêndios. Vale ressaltar que quanto mais gordura se tem acumulada nas superfícies, maiores são as chances de incêndios e explosões.
Contaminação alimentar
A gordura armazenada nos sistemas de exaustão pode gotejar de volta para a área de cocção e assim contaminar os alimentos que estão sendo preparados. Em um ambiente industrial, isso é muito grave tendo em vista que os funcionários podem vir a ter diversos problemas intestinais.
Atração de pragas urbanas
Apesar de muitas pessoas não imaginarem, as pragas urbanas e insetos venenosos contaminam o sistema de exaustão que não está higienizado, causando danos à saúde e a estrutura do imóvel.
Ambiente insalubre
Com o grande acúmulo de gordura no sistema de exaustão, a cozinha fica com as paredes e o chão engordurados, além disso a fumaça deixa o ambiente desagradável e insalubre para os funcionários que estão realizando as suas atividades em um ambiente com falta de higienização.
Em uma cozinha industrial, o sistema de exaustão tem a função de promover a retirada dos vapores e gases que surgem com o processo de cozimento dos alimentos, mantendo o ambiente livre de fumaça e demais odores. O descuido na manutenção desse sistema pode trazer consequências gravíssimas como o risco à vida humana, perda de equipamentos e até mesmo a paralisação das atividades de maneira temporária ou definitiva.
Para evitar que a cozinha seja um vetor de incêndio e contaminação alimentar, é necessário seguir todas às normas da Anvisa conforme a portaria 326, resolução 216 e requisitos estabelecidos pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essa necessidade faz com que seja fundamental o investimento na higienização de coifas de cozinhas industriais.
Evite problemas desnecessários devido à falta de manutenção adequada da cozinha da sua indústria, solicite um orçamento gratuito e personalizado.